Ressecção transuretral (RTU)

 

A ressecção transuretral (RTU) de próstata e bexiga é uma cirurgia endourológica, ou seja, realizada por um orifício natural do corpo, sem necessidade de corte na pele, através de um aparelho de vídeo chamado Ressectoscópio. É realizada passagem do aparelho pelo canal da uretra até chegar na bexiga, para então realizar a cirurgia.

 

A RTU de próstata é indicada em pacientes com obstrução urinária devido a hiperplasia benigna da próstata (HPB).

Faz-se a raspagem da porção interna da próstata que está aumentada de tamanho, aliviando os sintomas urinários. Esta cirurgia não interfere na potência sexual, e o paciente continua tendo próstata, ou seja, deve continuar fazendo exame de rastreamento para câncer de próstata anualmente. O material é enviado ao patologista para confirmar que trata-se apenas de HPB.

 

Já a RTU de bexiga é indicada para lesões da bexiga (geralmente câncer). etira-se completamente os machucados no interior da bexiga e o material é enviado ao patologista para avaliar o tipo de tumor e o grau da doença.

 

A RTU é realizada com raquianestesia, e o paciente permanece internado alguns dias com uma sonda vesical de demora para drenar a urina e lavar sangramentos. Habitualmente o paciente tem a sonda retirada antes de ter alta para casa.


Dr. Luciano Casali – Teófilo Otoni, MG

 


Copyright  - Dr. Luciano Casali © 2018

­

gallery/rtub 1
gallery/rtup 2
gallery/rtup 4
gallery/rtup 1
gallery/rtub 2

RTU de próstata

RTU de bexiga

Cistoscopia