Este espaço é reservado para notícias recentes e artigos para esclarecer dúvidas sobre os diversos assuntos que envolvem a Urologia.
Entre nos temas e encontre textos e artigos de leitura rápida para se informar!
Vasectomia (cirurgia esterilizadora do homem) é um procedimento simples que dura cerca de 30 minutos, realizado sob anestesia local com dois pequenos cortes no saco escrotal, sem necessidade de internação hospitalar. A recuperação é rápida, sendo indicado o uso de bolsa de gelo e suspensório escrotal no primeiro dia.
No Brasil existe a Lei 9.263 que regulamenta a vasectomia:
- só é permitida a cirurgia em homens com mais de 25 anos ou, pelo menos, 2 filhos vivos;
- é necessário aguardar 60 dias entre a indicação da cirurgia e a realização da mesma;
- para homens em união conjugal estável, é obrigatório o consentimento da companheira.
Na cirurgia é realizada a ligadura do ducto deferente de cada lado (canal que leva os espermatozóides de cada testículo ao pênis), sem interferência na potência sexual. Nos humanos, a maior parte do volume ejaculado é proveniente das vesículas seminais (50-80%) e da próstata (15-30%), e apenas 10% é derivado dos testículos, portanto a vasectomia praticamente não altera o volume ejaculado pelo homem.
É fundamental realizar um exame de espermograma entre 30 e 60 dias após a cirurgia para o urologista constatar a eficácia da operação e só então dispensar o paciente do uso de métodos contraceptivos (como a camisinha).
Saiba mais:
Governo do Brasil
Conselho Federal de Medicina
Sociedade Brasileira de Urologia
Dr. Luciano Casali – Três Corações, MG
Copyright - Dr. Luciano Casali © 2018