Videolaparoscopia

 

A videolaparoscopia é uma modalidade de cirurgia minimamente invasiva, em que se reproduz a cirurgia aberta tradicional utilizando pequenos cortes na pele (muito menor que o corte tradicional), uso de aparelhos especiais e uma câmera de vídeo. Essa modadidade de cirurgia ficou famosa com a colecistectomia (cirurgia de retirada da vesícula biliar), e existem diversas cirurgias urológicas que são realizadas por videolaparoscopia.

 

Como é realizada a cirurgia?

Utiliza-se pequenos portais chamados trocartes que dão acesso ao interior do abdome para o uso de pinças cirúrgicas. O abdome é insuflado com gás e a visualização é feita com uma câmera de vídeo.

 

Essa técnica possui inúmeras vantagens em relação à cirurgia aberta tradicional, como cicatriz menor, que fica melhor esteticamente, menor tempo de internação no hospital, menos dor e recuperação mais rápida para as atividades após a cirurgia.

 

Algumas cirurgias realizadas por videolaparoscopia são nefrectomia (retirada do rim), pieloplastia (correção de estenose da junção ureteropélvica), adrenalectomia (retirada da glândula suprarrenal), ureterolitotomia (retirada de cálculo volumoso no ureter), entre outras.

Dr. Luciano Casali – Teófilo Otoni, MG

 


Copyright  - Dr. Luciano Casali © 2018

­

Cistoscopia
gallery/vlp
gallery/vlp1
gallery/vlp2
gallery/vlp4